sábado, 18 de julho de 2009

Sangrenta e Cruel Revolução

Relatos de uma revolução sanguinária de Parte a Parte, nesta matéria retiro texto
de Angelo Dourado- Livro Voluntários do Martirio

1893- Forças apreendem correspondêcia de Julio de Castilhos a Chachá Pereira para
entrincheirar-se em Mato Castelhano, porém o mesmo entrincheirou-se em Mato Português
para emboscar as forças de Gumercindo Saraiva e General Salgado, as forças do General Lima vinham ao encalço de Gumercindo, Juca Tigre bateu Chachá Pereira que abandonou carretas e munição objetos de uso de família, jóias etc, segue em perseguição ao mesmo.
Forças de Gumercindo chegam a Lagoa Vermelha foram organizadas passeatas com musica. Angelo Dourado o relator e escritor de "Voluntários do Martírio" hospedou-se na casa do sr Moogen, 'teve baile e jantar no outro dia soube-se da declaração do
Governador de Santa Catarina que era a favor da Revolução conforme notícia trazida pelo ser Timóteo Feijó isso melhorou a condição e a revolução estava salva.
Timóteo Feijó pediu ao general Salgado força para perseguir Chachá Pereira o qual não foi atendido.
A frente pelas Antas estava o exercito legalista de Artur Oscar, foi mandado o valente Juca Tigre para impedir-lhe a passagem.
" Aqui como em toda parte, o assassinato, a tortura tudo que a crueldade pode conceder se tem posto em prática.
O Capitão Chachá Pereira a quem o Sr Julio de Castilhos encarregou de legislar
nesta região, tem sabido cumprir as ordens dele. Uma das vítimas foi um pobre moço
de raça alemã, a quem ele infringiu tantos castigos corporaes, que perdeu quase toda
a pele. Um boticário conservou no alcool alguns fragmentos . Dizia: Uma boa preparação anatômica, porque sendo tirado (esfolado) vivo conserva todas as suas ra
mificações venosas tendo tornada a cor negra. Vinha com a seguinte inscrição: 'pele humana de um teuto brasileiro civilizado na lagoa vermelha, estado do Rio Grande do Sul, no ano de 1893, por agentes do sr Julio de Castilhos no quarto ano da república e segundo do Marechal Floriano".
Por outro lado relata Angelo Dourado: " Em Lagoa três soldados nossos saíndo dispersos, mataram um homem para roubar". Estão presos e vão ser fuzilados.(ANGELO DOURADO)

Nenhum comentário: